O projeto “Laboratório de Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades” faz parte do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras – PETHL da Universidade da IntegraçãoInternacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, e tem como proposta inicial a criação de um grupo de estudos que tem por finalidade o debate e perpetuação do conhecimento sobre as diversas metodologias da área de Humanidades, a cada semestre serão convidados dois professores de áreas distintas que apresentarão as metodologias utilizadas em suas determinadas áreas.
Durante cada semestre os estudantes deverão fazer uma aplicação prática das metodologias abordadas, a aplicação prática será definida pelo grupo sob orientação dos professores. Este projeto se justifica pela necessidade de aprofundamento da metodologia da pesquisa interdisciplinar em humanidades, já que o maior conhecimento destas metodologias possibilitaria um maior desenvolvimento dos estudantes bolsistas tanto na tríade de ensino, pesquisa e extensão, quanto no exercício da interdisciplinaridade.
A experiência dos graduandos do BHU tem demonstrado dificuldade em colocar em pratica dos conhecimentos adquiridos no curso, no momento de produção do trabalho de conclusão de curso. Vários são os fatores que tem interferido nesse processo de produção cientifica, entre eles, destaca-se o pouco tempo que é destinado a produção do TCC, já que o curso tem duração mínima de dois anos e máxima de três anosvPartimos do princípio que é necessário dar especial atenção a metodologia de pesquisa em humanidades, neste sentido surge o Laboratório de Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades- LAPMPIH, um projeto pensado pelos bolsista do PETHL da UNILAB.
O PETHL assim como o Bacharelado em Humanidades, é interdisciplinar: intitulado RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL: O PAPEL DA LÓGICA E DA RETÓRICA NA CONSTITUIÇÃO DO EU CIDADÃO e é composta por alunos do bacharelado em humanidades e do curso de Letras, visando proporcionar aos bolsistas e aos alunos dos cursos (BHU e LETRAS) uma gama nova e diversificada de conhecimentos acadêmicos, contribuindo para melhor qualificação dos alunos.
Aprofundar os conhecimentos teóricos-metodológicos para a produção científica na área de Humanidades nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.
Discutir os processos de produção da ciência e seus contextos culturais, sociais e históricos, possibilitando a compreensão das condições sociais da produção do conhecimento
Incentivar a produção dos saberes para a produção científica em Humanidades.
Analisar os paradigmas científicos e as características da pesquisa no campo das ciências humanas e sociais tomando como referência a construção da interdisciplinaridade.