O LLEA- Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica é um projeto do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da UNILAB- PETHL, sob a tutoria da Profa. Dra. Léia Menezes. O LLEA consiste em oferecer, por meio da mediação dos bolsistas do PETHL, oficinas voltadas para a leitura e escrita de textos acadêmicos, como resenhas, resumos e artigos científicos, etc., ou seja, gêneros comumente lidos e solicitados no meio universitário. A idealização de um projeto como este atende a uma necessidade, constatada pela equipe do PETHL, de alunos de diversos cursos da UNILAB, quando da oferta, em 2015, da Oficina de técnicas argumentativas: por que é preciso (re) conhecer as estratégias de convecimento?, com base em material didático preparado pelo grupo, criado a partir da transposição didática da descrição de algumas das técnicas argumentativas, descritas no Tratato da Argumentação: a nova retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996[1958]) . Por meio desta Oficina, percebemos o quão é difícil por parte de alguns estudantes procederem à escrita de textos argumentativos. Embora tenham compreendido as técnicas estudadas, a aplicação destas não foi possível para alguns, transparecendo insegurança e falta de prática. Ainda, ao ofertarmos a Oficina de Coesão e Coerência a partir de textos sobre a escola que queremos, em 2016, mais uma vez, os estudantes participantes desta nossa atividade, que consistiu em oficinas voltadas para a leitura e compreensão de textos diversos à luz de conceitos da Linguística Textual, como coesão, coerência, informatividade, continuidade, progressão, etc., manifestaram interesse em uma continuidade, de forma que houvesse um maior aprofundamento acerca das estratégias voltadas para a leitura e intelecção de textos, mas com foco também na aplicação destas na escrita, a qual julgam necessária. Dessa maneira, com o auxílio de materiais didáticos produzidos pelo PETHL e com a mediação dos bolsistas, o LLEA almeja contribuir, por meio de oficinas semanais, para a melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes da UNILAB, à medida em que se propõe a aprimorar a ‘‘competência metagenérica’’ (KOCH; ELIAS, 2012) do nosso público-alvo, tanto no que diz respeito à eficiência na leitura, quanto à escrita.