ENCONTRO DE PESQUISA DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: porque pesquisadores se fazem desde a graduação

  • -

O II Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras (EPEGRAL) nasceu a partir da percepção da necessidade de eventos acadêmicos destinados a graduandos, nos quais esses sejam o centro das atenções: tanto como pesquisadores iniciantes quanto como público-alvo das palestras ofertadas pelo evento. Essa ideia, materializada pela Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria das Dores Nogueira Mendes, teve sua primeira edição em 2015, na UFC; e sua segunda edição, em 2016, agora numa parceria entre UFC e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a partir do esforço conjunto entre as docentes Maria das Dores e Léia Cruz de Menezes, do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, tutora do PET de Humanidades e Letras.

Assim, nos dias 22 e 23 de setembro de 2016, o II EPEGRAL reuniu 135 graduandos de Letras: da UFC, da Unilab, do IFCE-Baturité, da UECE, entre outras instituições acadêmicas. Foram duas conferências e sete sessões coordenadas, essas abrigaram pesquisas da graduação em Letras de cinco eixos temáticos: Libras, Linguística, Linguagem e Ensino e Literatura.

 1º Dia – 22 de setembro de 2016

O evento foi oficialmente aberto pelo Prof. Antônio Duarte Fernandes Távora, chefe do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, que falou da alegria que era ver o empenho dos graduandos em Letras na pesquisa acadêmica de qualidade.

Na sequência, a conferência de abertura (no Auditório José Albano, na UFC), intitulada PESQUISA E PUBLICAÇÃO PARA A GRADUAÇÃO EM LETRAS, foi ministrada pelos docentes Valdinar Custódio Filho e Claudete Lima, ambos Doutores em Linguística e docentes lotados no Departamento de Letras Vernáculas da UFC. O Prof. Valdinar falou de confiabilidade e validação nas pesquisas em Letras, ilustrando a metodologia científica a partir de exemplos de pesquisas na área da Linguística Textual. A Profa. Claudete, editora-chefe do periódico acadêmico EntrePalavras, apresentou os periódicos que publicam artigos de graduandos no país, explicou como as revistas acadêmicas são classificadas pela CAPES e incentivou a superação do medo de publicar, destacando a importância de publicar quando há o que contribuir. A Profa. Claudete findou enfatizando as questões éticas que envolvem a escrita acadêmica, conceituando e ilustrando o que é plágio.

Após a conferência de abertura, as sessões coordenadas tiveram início, foram quatro na UFC. Nelas, alunos da UFC, da UECE e da Unilab apresentaram suas pesquisas e puderam contar com interlocução docente e discente. Aqui agradecemos aos docentes da UFC Profa. Dra. Dannytza Serra Gomes (Coordenadora da sessão de Libras), Profa. Dra. Mônica de Souza Serafim (Coordenadora da sessão Linguagem e Ensino I), Prof. Dr. Marcelo Almeida Pellogio (Coordenador da sessão Literatura I) e ao docente da Unilab, Prof. Dr. José Sérgio Amâncio de Moura (Coordenador da sessão Linguística I).

2º Dia – 23 de setembro de 2016

O dia de atividades no campus da Liberdade, na Unilab, teve início com as sessões coordenadas, foram três na Unilab. Aqui agradecemos à docente da UFC Profa. Maria das Dores Nogueira Mendes (Coordenadora da sessão de Linguística II) e às docentes da Unilab Prof. Dra. Sueli da Silva Saraiva (Coordenadora da sessão Literatura II) e Profa. Dra. Camila Maria Marques Peixoto (Coordenadora da sessão Linguagem e Ensino II).

Tivemos, assim, 39 excelentes trabalhos apresentados nas sete sessões coordenadas.

No momento cultural do evento, todos os graduandos puderam assistir à bela apresentação de nossas alunas moçambicanas, integrantes do grupo artístico “MozaGirls”. Elas presentearam a todos com a dança moçambicana chamada Marrabenta. Aqui agradecemos o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura, nas pessoas do Coordenador de Arte e Cultura, Profa. Dr. Mário Henrique Castro e do Assistente em Administração Nixon Gleyson Melo de Araújo. Nixon explicou aos presentes a história da Marrabenta e a importância da arte no contexto da Unilab.

Abrindo a última conferência, a Profa. Dra. Cláudia Ramos Carioca, Coordenadora do Curso de Letras da Unilab, agradeceu a presença de todos, destacando a importância da pesquisa na graduação.

Como conferência de encerramento (no Auditório do Bloco Didático, na Unilab), tivemos o tema PROGRAMAS DE MESTRADO PARA OS EGRESSOS DAS LETRAS OFERTADOS NO CEARÁ. O objetivo desse momento foi apresentar aos graduandos em Letras algumas possibilidades de Programas de Mestrado. Cada convidado representou um Programa de Pós e apresentou as linhas de pesquisa, o processo de admissão, os componentes curriculares ofertados, os deveres e direitos do mestrando. Aqui agradecemos ao Prof. Dr. Carlos Henrique Lopes Pinheiro, que representou o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Unilab; à Profa. Dra. Aluíza Alves de Araújo, que representou o Mestrado em Linguística Aplicada da UECE; à Profa. Dra. Maria Elias Soares, que representou o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC; ao Prof. Mestre Francisco Elder Freitas Vidal, que arrematou por dar a conhecer sua experiência no mestrado em Literatura Comparada da UFC.

Nossos agradecimentos especiais, aos alunos da graduação em Letras da UFC e da Unilab, que, conjuntamente, compuseram as Comissões Financeira, de Comunicação e Científica; a saber: Artur Viana do Nascimento Neto (UFC); Rebecca Silveira da Costa (UNILAB); Valéria Gomes Prado (UFC); Francisca Waline da Silva Lopes (UNILAB); Rebecca Silveira da Costa (UNILAB); Francisco Rangel dos Santos Sá Lima (UNILAB); Marcelo Tea (UFC); Renata Pinheiro de Almeida (UFC); Sílvia Tatiana do Carmo Will (UNILAB); Taynara Moraes Teixeira (UFC); Evilásio do Nascimento Silva (UNILAB); Francisco Rangel dos Santos Sá Lima (UNILAB); Igna Freitas de Oliveira (UFC); Lúcio Flávio Gondim da Silva (UFC); Marcelo David Meneses da Costa Júnior (UFC).

Nosso muito obrigada ao aluno do IFCE-Baturité Ulisses Teixeira, fotógrafo profissional, que nos presentou com belas imagens do evento. (facebook.com/viverdeartefotografia).

EPEGRAL EM IMAGENS: 02 03 04jpg 05 07 08 10 1102 03 0304              02 04 05010806 01 090710
11
 01