PET RECEBE PESQUISADORES DE HUMANIDADES E LETRAS: EDIÇÃO NÚMERO 01 – Professor Marcos Bagno (UNB) – O evento

  • -

 

PET RECEBE PESQUISADORES DE HUMANIDADES E LETRAS: EDIÇÃO NÚMERO 01 – Professor Marcos Bagno

A 1º edição do Projeto PET RECEBE PESQUISADORES DE HUMANIDADES E LETRAS ocorreu nos dias 11 e 12 de julho de 2014 no campus da Liberdade, em Redenção. Com a visita de nosso primeiro convidado, o sociolinguista Marcos Bagno, professor da UNB.

 IMG_0998 

Na sexta-feira, 11 de julho de 2014, o evento foi aberto pelos Professores Cássio Rúbio, Pró-Reitor de Assuntos Institucionais, que, na ocasião, representou a reitoria, e Ramon Capelle, Co-tutor do PET, que, na ocasião, representou o Instituto de Humanidades e Letras. Cássio Rúbio e Ramon Capelle deram as boas-vindas a todos os presentes e contextualizaram o evento na perspectiva do PET e da filosofia da Unilab, como instituição pública federal de ensino superior que prima pela formação humana e profissional de qualidade de seus alunos.

 IMG_1015

Na sequência, o Professor Marcos Bagno ministrou a palestra O impacto das línguas africanas no português brasileiro, das 15h às 17h no Anfiteatro da Liberdade. Durante a palestra, Marcos explicou a correlação entre a estrutura de línguas africanas e o português brasileiro. Após sua fala, abriu-se espaço para as perguntas dos alunos, tanto os que lotaram o anfiteatro de Redenção, quanto os que acompanharam, por videoconferência, a palestra, do campus dos Malês, em São Francisco do Conde, Bahia.

IMG_1018

IMG_1020

Após a discussão, seguiu-se uma sessão de autógrafos, pois discentes e docentes trouxeram livros de autoria do professor Marcos Bagno para dedicatória.

 IMG_1004

No sábado, 12 de julho de 2014, às 9h, teve início à oficina A variação linguística no ensino de português. Embasou a oficina o livro Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português, no qual o Professor Marcos Bagno discute os problemas apresentados por vários livros didáticos no tratamento da “variação linguística” e as deficiências na formação docente, as quais inviabilizam a adoção de livros mais inovadores, gerando, assim, o que o Professor chama de “círculo vicioso”: livros mais inovadores não são produzidos porque não serão escolhidos por exigirem dos docentes maior preparo para lidar com propostas que fogem da metodologia transmissiva de trabalho com os conhecimentos linguísticos.

IMG_1044

Após as explicações, Marcos Bagno abriu espaço para “perguntas, sugestões, críticas”. Os alunos participaram ativamente.

IMG_1082

Após a interlocução entre Marcos e os que realizaram a oficina, tivemos nova sessão de autógrafo de livros e fotos….

IMG_1102

IMG_1101

IMG_1119

IMG_1137

Aqui registramos nossa alegria com a visita do Professor Marcos Bagno à UNILAB, nossa alegria em ver os alunos envolvidos em discussões acadêmicas significadas para a formação pessoal e profissional de educadores compromissados com uma educação de qualidade, entusiasmados com a possibilidade de conhecer e de interagir com o autor de obras como “Preconceito linguístico: o que é, como se faz” e “Nada na língua é por acaso”, tão estimadas por todos que prezam o trabalho científico com a linguagem humana. Dadas as bases fundantes da Unilab, como instituição pública de ensino superior, o combate a todas as formas de preconceito e o compromisso com a formação de qualidade para o pleno exercício da cidadania está presente, todos os dias, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Registramos, abaixo, mais algumas imagens e dados do evento:

IMG_1105

Mais de uma geração, juntas pela melhoria da qualidade do ensino. Da esquerda para a direita: Othon, aluno do Curso de Letras da Unilab, e sua mãe, Anália Pinheiro, professora há mais de vinte anos. E as alunas do Curso de Letras da Unilab Narcélia e Ályna, mãe e filha que estudam juntas.

IMG_1158

Os professores e alunos do Instituto Federal de Ensino de Crateús, que vieram especialmente para o evento. Agradecemos a visita de nossos amigos de Crateús.

IMG_1152

A equipe do PET de Humanidades e Letras despede-se, por enquanto, de Marcos Bagno ao término do evento.

 Acompanhem as atualizações no site do PET, brevemente, edição nº 02 do PET RECEBE PESQUISADORES DE HUMANIDADES E LETRAS.