REGISTRO – 3º PALETRA PET DE 2015 – Valdinar Custódio
- -
Na sexta-feira, 12 de junho de 2015, o projeto PALESTRAS PET 2015 recebeu o Professor Valdinar Custódio Filho, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Com base no tema Contribuições da referenciação para o ensino-aprendizagem da escrita, o Professor Valdinar apresentou uma proposta de aplicação da referenciação ao ensino-aprendizagem da escrita.
Antes da fala de Valdinar, prestamos homenagem ao aluno de Letras Jonas Othon, vítima de acidente de moto na estrada, no caminho entre Acarape e Redenção. Os graduandos Natália e Elderson relembraram o ser humano Othon, o aluno Othon, o professor Othon, o amigo Othon… Também lembramos de Dayanne, que se recupera de cirurgia em decorrência do acidente. Não vemos a hora de estarmos com ela novamente na UNILAB!Como bem destacaram Elderson e Natália, Othon acreditava “no poder da educação”. Por isso mesmo, a melhor maneira de não nos esquecermos dele é dando o melhor de nós, como educadores, para que tenhamos um trânsito mais seguro, um país de pessoas mais conscientes de suas ações. Valdinar iniciou sua fala prestando homenagem a Othon e a Dayanne:
Após a homenagem, Valdinar Custódio iniciou sua fala considerando a função do Professor ao longo da história: de produtor do conhecimento a transmissor de conhecimentos. Nesse passeio histórico, refletimos acerca da desvalorização da profissão docente. Na atualidade, no entanto, eis que o professor vem sendo convocado a reassumir seu papel na sociedade, que exige o Professor Pesquisador: autônomo, criativo, comprometido.
O Professor Pesquisador, portanto, ao trabalhar com a produção textual, assume o papel de interlocutor do aluno, não de mero corretor: caçador de erros. Em seu trabalho, ele ajuda o aprendente a se apropriar de estratégias textuais específicas: uma delas concerne à construção do REFERENTE DISCURSIVO.
Para que os aprendentes compreendam que uma mesma “realidade” pode ser expressa de maneiras diferentes, o Professor Pesquisador precisa auxiliar os aprendentes a compreenderem como textos diversos constroem uma mesma “realidade” e fomentar atividades de produção textual que explorem, criativamente, a construção de referentes discursivos a partir de diferentes perspectivações. Ao longo de sua fala, Valdinar nos concedeu vários exemplos de textos e de propostas de produção textual – uma aula de um Professor-Pesquisador!
Como não poderia deixar de ser, Valdinar concluiu a palestra com o humor que lhe é tão característico quanto a competência: “Palmas para o Brad Pitt…”
O PET de Humanidades e Letras agradece muito ao Professor Valdinar, que, prontamente, aceitou nosso convite! É sempre uma alegria tê-lo na UNILAB, Casa pela qual ele passou, que dele não esquece!
Em anexo, os slides utilizados pelo Professor Valdinar em sua apresentação:
Apresentação Valdinar Custódio