A PETiana Wilma João Nancassa Quadé é nomeada Embaixadora da juventude pela ONU

  • -

Durante os dias 24-28 do mês de julho deste ano, a PETiana Wilma Quadé participou do processo de formação e capacitação sobre o sistema ONU e sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação foi realizada no Estado do Pará (Belém), o objetivo era permitir que esses jovens capacitados possam atuar como multiplicadores das causas do desenvolvimento sustentável em espaços sociais e políticos. O programa utiliza-se da metodologia centrada no debate entre pares, na valorização de experiências pessoais e no desenvolvimento de competências pessoais, inter-relacionais e profissionais.

O programa é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com a Caixa Seguradora e tem por objetivo a formação e capacitação de jovens protagonistas visando a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU elencados pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Estas são as palavras da PETiana sobre sua participação no evento.

Para mim, foi uma honra e satisfação poder fazer parte duma rede potente de jovens engajados nos projetos sociais e extraordinários movidos pelo desígnio de transformar o mundo e sem deixar ninguém para trás. Foi uma experiência incrível e muito transformadora, aprendi bastante! Pude conhecer, conviver e trocar experiências com outros jovens embaixadores de diferentes cantos, compartilhamos muitas histórias de vida e de superação. Pensamos e criamos estratégias de empreendimento. Fomos desafiados a elaborar projetos sustentáveis como forma de contribuir na melhoria das nossas sociedades e do mundo.

Tive a oportunidade de apresentar a UNILAB, de falar do PETHL da Unilab, do projeto ANU (em particular) e, igualmente, tive a oportunidade de apresentar a Guiné-Bissau, abordando os seus aspectos geográficos, históricos, sociais, políticos, culturais e linguísticos. Ainda pude falar um pouco da filosofia tradicional de vida africana UBUNTU, ensinando os valores humanos e culturais das diversas culturas do continente africano.

Conheci muita gente e fiz muitas amizades. Foi maravilhoso e revelador!

Para concluir, quero agradecer ao PET pelo apoio financeiro, as tutoras  e aos PETian@s pelo carinho e todo apoio durante o processo.

Sou muito grata por ter participado. GRATIDÃO!