BOLSISTAS PET NA I SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNILAB
- -
A I Semana Universitária da UNILAB ocorreu nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2014. Foram três dias intensos: palestras, comunicações, exposição de banners, exibição de documentários, minicursos, apresentações artísticas.
O PET de Humanidades e Letras, além de ofertar o Minicurso “Elegia Latina: gênero e conteúdo”, ministrado por professor convidado, compartilhou suas experiências de pesquisa por meio das comunicações de três dos quatro bolsistas PET.
Na sala 09 do campus da Liberdade, na sessão de comunicações que teve início às 14h e término às 17h30min, expuseram seus trabalhos:
FRANCISCO RANGEL DOS SANTOS SILVA
Título do trabalho: A LÍNGUA COMO TODO HETEROGÊNEO: REALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?
Rangel expôs sua investigação quanto ao modo como livros didáticos adotados na Educação Básica lidam com “variação linguística”. A pesquisa de Rangel evidencia que muito trabalho há para ser feito, uma vez que, nas obras investigadas, a heterogeneidade constitutiva da língua portuguesa é apenas mencionada, mas não cientificamente explicada, explorada.
Imagens de Rangel em sua apresentação:
ANNA ÉRIKA ROCHA FAUSTINO
Título do trabalho: LÍNGUA PORTUGUESA: CRENÇAS E MITOS NOS ESPAÇOS LUSÓFONOS.
Anna Érika expôs sua investigação quanto ao modo como a língua portuguesa é vista pelos discentes da UNILAB. A partir de um questionário previamente elaborado e aplicado entre os discentes da UNILAB, Érika percebeu que há uma visão de língua portuguesa certa, que se contrapõe a uma imagem de língua portuguesa errada, estando o padrão de correção atrelado às regras do português europeu. A pesquisa de Érika evidencia o quanto o conceito de “língua portuguesa” se confunde com o de “norma-padrão”, que sequer corresponde a uma variante real do português.
Imagens de Anna Érika em sua apresentação:
EVILÁSIO DO NASCIMENTO SILVA
Título do trabalho: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: DAS DISCUSSÕES ACADÊMICAS AOS LIVROS DIDÁTICOS.
Evilásio expôs sua investigação quanto à materialização didática das discussões linguísticas travadas na universidade: estão essas discussões/descobertas ultrapassando os muros da universidade e chegando à educação básica? Pela análise contrastiva entre o texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa – cujas bases são da Sociolinguística, da Linguística Textual e do Sociointeracionismo-Discursivo – e livros didáticos adotados na Educação Básica, Evilásio percebeu que a língua portuguesa ainda está associada em compêndios didáticos apenas à idealização de uma norma-padrão, sem que se conceda espaço à reflexão sobre dois fenômenos importantes, pois constitutivos de todas as línguas: variação e mudança.
Imagens de Evilásio em sua apresentação:
Os trabalhos apresentados por Rangel, Evilásio e Érika deram origem a três artigos que estão em processo de avaliação em revistas acadêmicas. E os trabalhos prosseguem….