Todos os dias nós recebemos inúmeras notícias compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Durante o período eleitoral as “fake news” tem como finalidade obter vantagem, entre um candidato em detrimento de outros,provocam tumulto e embaraço no processo eleitoral, podendo trazer consequências.
O DIQUINTA dessa semana vai te auxiliar a identificar notícias falsas
1- Primeiro: é muito importante identificar a autoria da notícia, caso a notícia não possua fontes de autoria, existe uma possibilidade de que ela não seja verdadeira.
Você pode pesquisar o título da notícia na sua ferramenta de busca, assim você pode ver se é possível encontrar informações sobre a notícia em outros portais.
2-Segundo confira a data de publicação e o contexto do fato, pois apesar da notícia ser verdadeira, a mesma pode está sendo utilizada em outros contextos, causando confusão nos leitores.
3- Terceiro Faça uma análise crítica dos fatos, desconfie de manchetes alarmantes, notícias absurdas tendem a ser falsas.
Mas afinal, o que fazer caso identifique uma noticias falsas?
Denuncie, redes sociais como facebook e instagram possuem canais de denúncias, onde você pode informar um post ou uma conta que contém informações falsas
E o mais importante: Se você não tiver certeza da veracidade da informação, não compartilhe.