DiQuinta do PETHL: Sociolinguística – regras categóricas e variáveis

  • -

Dica elaborado pelo bolsista Leonardo Chaves Ferreira

Olá, pessoal! A dica dessa semana é da área das Letras!
Bem, ao longo das nossas monitorias presenciais na disciplina de sociolinguística, é constante, em um certo ponto da disciplina, a dúvida de nossos(as) colegas quanto aos conceitos de regras variáveis e categóricas. Desse modo, a dica da semana tenta simplificar esses conceitos para você, querido(a) estudante de Letras e áreas afins!
Olha, na sociolinguística, encaramos a língua como um sistema heterogêneo e ordenado. Nesse sentido, a língua é entendida como um sistema organizado e, ao mesmo tempo, dotado de variabilidade. Podemos pensar nessa variabilidade como algo fortuito, aleatório, mas esse sistema heterogêneo e ordenado é composto por REGRAS categóricas e variáveis.
Mas o que são essas regras categóricas e variáveis?
A primeira diz respeito as regras que sempre se aplicam da mesma forma. Podemos citar como exemplo, a relação entre artigo e substantivo, em que esse tipo de regra (categórica) estabelece o artigo sempre antes do substantivo, exemplo: “A casa”; “O cavalo”.
Já a segunda, da conta de tudo aquilo que se aplica de forma mais variável, associada à ocorrência de duas formas variantes. Dentro da mesma relação, entre artigo e substantivo, podemos considerar como exemplo a concordância entre os dois, que se trata de uma regra variável, podendo ou não acontecer na língua falada, exemplo: “As casas”; “As casa”.
Esses conceitos são importantes, pois as regras variáveis, por exemplo, vão acabar possibilitando a ocorrência de uma ou mais formas variantes. Mas o que é uma variante? Isso fica para próxima dica!
Bons estudos!