DiQuinta do PETHL: 05 dicas para cuidar da saúde mental na quarentena!
- -
Olá, pessoal! Na dica de hoje, oferecemos 5 alternativas para cuidar da saúde mental nesse período de isolamento social.
01) Evite bombardeio de informação
A globalização está contribuindo para uma pandemia de pânico, o que gera medo excessivo na sociedade. É claro que todos precisamos estar bem informados, no entanto, não fique o dia todo assistindo aos noticiários — procure escolher um horário do dia para se informar. Um dos principais fatores da ansiedade é o excesso de informação.
02) Estabeleça uma rotina
Se você está trabalhando em casa (ou não) é ideal que você estabeleça um horário para acordar e iniciar o dia com um bom café da manhã. Não se esqueça de que ficar na cama trabalhando de pijama pode não ser a maneira ideal de organizar sua rotina. Procure se vestir com roupas confortáveis e criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades
03) Faça exercício!
Exercitar-se faz muito bem tanto para mente como para o corpo, ajuda a melhorar a respiração, controla a ansiedade e ajuda o coração, dentre outros benefícios. Caso você seja uma pessoa que não tenha muita disposição para fazer exercício, pelo menos alongue-se. Alongar-se desperta o corpo e pode fazer você se sentir um pouco melhor.
04) Não se isole!!
O isolamento social não é sinônimo para você se afastar das pessoas, a tecnologia vem como apoio importantíssimo nesse momento. Então, entre em salas online de bate-papo e vídeo, procure aplicativos para se comunicar com as pessoas. Existe um site que se chamado Omegle é uma plataforma de conversas por vídeo, onde você pode falar com pessoas do mundo todo. Isso não parece demais?
05) Respire!
Esse momento é muito delicado, lembre-se de praticar exercícios de respiração para não entrar em pânico, nem ter crises de ansiedade. Se possível medite, essa prática irá te ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do sistema imunológico.
Dica elaborada pela Petiana Manu Marreiro.