DiQuinta do PETHL: 3 maneiras de não se sentir sozinho(a) ou perdido(a) na graduação

  • -

Ao entrar no universo acadêmico esses sentimentos são comuns de surgir quando conhecemos poucas pessoas ou ainda ninguém, na universidade. Não entendendo o funcionamento no início do curso, acabamos muitas vezes nos sentido solitários e perdidos. Aqui estão três dicas que podem te ajudar:

1. Entre em grupos do Whatsapp.

Não é de hoje que existem grupos nesse aplicativo para melhor comunicação dentro das universidades. Atualmente, na situação pandêmica que estamos vivendo, eles se tornaram mais necessários ainda. Portanto, busque estar em grupos essenciais de seu curso, neles você terá acesso a pessoas de semestres e experiências diferentes. Dessa forma, poderá pedir ajuda, dicas e informações, lá terá sempre alguém que saberá responder ou ajudar.

2. Faça amizades.

É frequente em todos os semestres se criar grupos para seminários e outras atividades. Com isso, temos contato com pessoas diferentes com as quais podemos criar vínculos dentro da universidade. Ao passo que precisamos conversar com essas pessoas, percebemos que temos objetivos em comum. Essas formações de grupos são oportunidades para conhecer pessoas que podem ser auxílio e parceria nas disciplinas e semestres, no decorrer da graduação.

3. Procure monitorias.

Existem conteúdos difíceis de entender, às vezes, as metodologias dos professores não ajudam muito, e em muitos casos nossos colegas estão com as mesmas dúvidas, nos deixando perdidos. Mas existem projetos focados em auxiliar academicamente os alunos nas universidades. Na Unilab, por exemplo, o PETHL possui as monitorias, que englobam os dois cursos do nosso programa, humanidades e letras. Nelas os bolsistas sempre estão disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos da melhor forma possível. Caso não seja desses cursos ou estudante da UNILAB, utilize-se dos canais de comunicação do seu curso para ter conhecimento dos monitores disponíveis, eles poderão te ajudar quando se sentir perdido em relação ao conteúdo.