DiQuinta do PETHL: 4 Filmes para refletir a situação do ser Negro numa sociedade dualista.
- -
Como sabemos, os recursos audiovisuais se constituem como uma forma de linguagem e expressão muito válida e significativa para contextos de aprendizagem e enriquecimento sociocultural. Através dos filmes, por exemplo, podemos refletir sobre diversas questões, aprimorando nosso olhar para algumas problemáticas presentes em nossa sociedade. Por esse motivo, nessa dica, falaremos sobre: “4 Filmes para refletir a situação do ser Negro numa sociedade dualista”.
1. American son (2019)
É um filme americano de drama dirigido por Kenny Leon e estrelado por Kerry Washington (como Kendra Ellis-Connor), Steven Pasquale, Jeremy Jordan e Eugene Lee. Baseado na peça da Broadway com o mesmo nome, o filme foca na luta de dois pais, Kendra Ellis-Connor e seu marido, Scott Connor, enquanto procuram respostas sobre o desaparecimento repentino de seu filho adolescente, Jamal.
2. AmareElo: No documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem” (2020)
Neste documentário, o rapper Emicida usa os bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo para resgatar a história da cultura e dos movimentos negros no Brasil nos últimos cem anos.
3. Dois estranhos (2021)
Neste curta metragem (vencedor do Oscar na categoria de Melhor curta – Metragem em Live Action) um homem negro faz diversas tentativas de voltar para casa, mas se vê forçado a reviver um confronto mortal com um policial. Reacende as discussões acerca do genocídio, encarceramento do povo negro e a brutalidade policial.
4. Marshall (2017)
Antes de se tornar o primeiro juiz afro-descendente da Corte Suprema Americana, Thurgood Marshall precisa lutar em um caso que pode definir sua carreira: defender Josepho Spell, um homem negro que está sendo acusado de atacar uma mulher branca em seu quarto, mas que jura não ser o culpado do crime.
Dica escrita pela PETiana Beth Silva