DiQuinta do PETHL: o qual e a qual – Como usar?
- -
Antes de tudo, você sabe o que são pronomes relativos? Os pronomes relativos são palavras que retomam termos já mencionados no texto, com exceção do pronome relativo cujo. São divididos em variáveis, sobre os quais falaremos hoje, e invariáveis, um deles é o famoso que.
Você deve estar se perguntando: Mas o que são pronomes relativos variáveis? Os pronomes variáveis são aqueles que variam de acordo com o gênero (masculino/feminino) e o número (singular e plural) das palavras que os antecedem . E os invariáveis? Advinha! Não variam em gênero nem número, obviamente!
Nós sabemos que a qual e o qual podem substituir o pronome que, não é mesmo? Até aí está tudo certo! Mas devemos lembrar que somente o que e a sua família são invariáveis, certo? O problema é o uso dessas palavras (a qual/ o qual) como pronome invariável, o que acaba comprometendo o sentido do texto. Mas como assim? Veja um exemplo de como NÃO usá-las:
Os projetos na qual pretendo realizar são de extrema relevância.
Perceba que o uso do na qual (em+a qual) foi confundido com o emprego do que (pronome invariável), pois não concordou em número e gênero com a palavra que o antecedia- projetos. Vamos corrigi-la?
1- Os projetos os quais pretendo realizar são de extrema relevância.
Acabamos de concordar em gênero- substantivo masculino e em número- plural (os projetos)! Como o verbo realizar não pede preposição, o pronome o qual não precisou ser preposicionado, ou seja, ser antecedido por uma preposição. Mas isso ocorrerá nos próximos exemplos!
Vejamos o excerto da seguinte notícia:
2- “O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados. Fonte: G1 CE, 21/04/2020. Disponível em <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/04/21/areas-de-seca-diminuem-no-ceara-aponta-monitoramento-do-governo-federal.ghtml>.
Perceba que monitoramento é um substantivo masculino. Então já sabemos que usaremos o qual. Note que o pronome relativo o qual está acompanhado de preposição, certo? Cujo resultado de de+o qual é igual a do qual. Agora veja o verbo acompanhar– quem acompanha, acompanha por meio/através de algo, certo? Então já sabemos que esse verbo, nesse contexto de uso, exige como complemento por meio de- anteposto ao pronome.
3- “Isso significa que há um plano, materialmente válido, no qual as decisões jurídicas se assentam(…)”
STRECK, Lenio Luiz; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. O que é isto – as garantias processuais penais? Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
No qual está retomando plano, entendido? Agora vamos analisar o verbo assentar! Você concorda que esse verbo pede um complemento? Se assenta (apoia, ancora) em algo; neste caso, se assenta no plano! Agora que identificamos a preposição em, vamos para o pronome! Perceba que na contração de em+o qual, tivemos como resultado no qual. Ah, mas por que não coloca logo só o qual? É necessário considerar a regência do verbo para não comprometer o sentido do texto, ok?
Dica bônus: Está cansada/o de ter que concordar com gênero e número? Substitua na qual e no qual, sem medo, por em que . Veja: “Isso significa que há um plano, materialmente válido, em que as decisões jurídicas se assentam(…)” Perfeito!
Ficou com dúvidas ou necessita de mais exemplos? Participe das nossas monitorias virtuais, que ocorrem quinzenalmente, e ainda ganhe certificado!
Dica elaborada pela Petiana Gisleane Lima
Referência
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.