DiQuinta do PETHL: Você sabe o que é Gramática Universal?
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Dica Elaborada pelo PETiano Leonardo Chaves
A Gramática Universal (GU) está relacionada aos aspectos “sintáticos que são comuns em todas as línguas do mundo” (MATTOS, 2000, p.54), ou seja, trata-se de um conjunto de propriedades gramaticais que são compartilhadas por todas as línguas naturais.
Desse modo, a GU possui um conjunto de princípios e parâmetros cujos valores são fixados a partir de evidências positivas com determinada língua, estes “permitem a uma criança normal o rápido desenvolvimento da linguagem, a partir da exposição à sua língua materna” (MATTOS, 2000, p.54).
A GU “tem uma base biológica” (MATTOS, 2000, p.54) , ou seja, defende a hipótese de um dispositivo inato que está presente em todos os seres humanos como herança biológica e nos dá uma espécie de sistema, um conjunto de instruções, que nos torna aptos para desenvolver a gramática de uma língua. Assim, a GU nos leva a uma hipótese inatista que assume o estado cognitivo inicial pelo qual uma criança, imersa numa comunidade falante, adquire a língua dessa comunidade utilizando-se desse sistema universalmente estruturado.
O papel da GU no processo de aquisição de segunda língua “ainda é incerto” (MATTOS, 2000, p.58), e existem posições teóricas que comprovam essa situação. Uma das concepções defende o acesso total à GU, assim a aquisição de L2 seria o resultado da interação entre a GU e a segunda língua, e a língua materna não teria nenhuma influência nesse processo.
Uma Segunda posição teórica sobre o fato defende que não há nenhum acesso à GU, pois ela está inacessível para os aprendizes de L2, pelo menos para os adultos.
Outro pensamento argumenta que o acesso é parcial e, portanto, a aquisição de língua estrangeira seria parcialmente regulada pela GU e parcialmente regulada por estratégias de aprendizagem. Por fim, uma visão teórica alega que os adultos de L2 fazem uso tanto da GU quanto de estratégias de aprendizagem, defendendo um acesso dual à Gramática Universal. Desse modo, podemos dizer que ainda é indefinido o modo como a gramática universal interfere no processo de aprendizado de L2.