DiQuinta do PETHL: você sabe o que é interseccionalidade?

  • -

Segundo pesquisas, o conceito surge oficialmente em 1989 nos textos da jurista Kimberlé W. Crenshaw, que determina a junção e as relações entre raça, classe e gênero. No entanto, sua existência é marcada pelo movimento black feminista norte americano por volta dos anos 1970.  

A interseccionalidade nos ajuda a refletir sob a perspectiva transdisciplinar que visa apreender a complexidade das identidades e das desigualdades sociais por intermédio de um enfoque integrado. Interseccionalidade surge a partir de círculos sociológicos e se impõe como parte de uma crítica do feminismo radical negro, que tinha se desenvolvido na década de 1960, conhecido como a “teoria feminista revisionista “. 

Essa Teoria Feminista Revisionista desafia a noção de que gênero foi o principal fator determinante no destino de uma mulher. O movimento liderado por mulheres negras contestou a ideia de que as mulheres eram uma categoria homogênea essencialmente, compartilhando as mesmas experiências de vida. Esse argumento foi a constatação de que as mulheres brancas da classe média não serviam como uma representação precisa do movimento feminista como um todo.

Dica elaborada pela Petiana Maria da Luz.