DiQuinta do PETHL: Você sabe o que significa Necropolítica?
- -
Olá, pessoal! O DiQuinta de hoje foi feito para compreendermos melhor as relações que o estado estabelece com a comunidade negra. Para isso, precisamos entender o conceito de Necropolítica.
Necropolítica é um conceito cunhado pelo intelectual, historiador, filosofo negro e professor camaronês Achille Mbembe, que em 2003 escreveu um ensaio questionando os limites da soberania quando o Estado escolhe quem deve viver e quem deve morrer.
A necropolítica é a política da morte adaptada pelo Estado. Ela não é um episódio, não é um fenômeno que foge a uma regra. Ela é a regra. Achille Mbembe elabora esse conceito à luz do estado de exceção, do estado de terror, do terrorismo. Uma das inspirações dele é o Michel Foucault, com a biopolítica. “A gente vê hoje um Estado que adota a política da morte, o uso ilegítimo da força, o extermínio, a política de inimizade. Que faz a divisão entre amigo e inimigo. É o que a gente vê, por exemplo, nas favelas, nas periferias das grandes cidades brasileiras, nos rincões do país. Nossa polícia substitui o capitão do mato”, analisa Rosane Borges, jornalista, professora e pesquisadora.
O ensaio virou livro e chegou ao Brasil em 2018, publicado pela editora N-1. Para Mbembe, necropolítica é quando se nega a humanidade do outro, qualquer violência torna-se possível, desde agressões até a morte.
Referência: FERRARI, Mariana: “O que é Necropolítica e como se aplica a segurança pública no Brasil”, PONTE, 2019.
Dica elaborada por Fonseca da Luz