Ensino de LP nos espaços lusófonos: como ensinar numa perspectiva culturalmente orientada?
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Na I Semana Internacional de Letras da Unilab – dias 08 a 11 de março de 2016 -, na tarde da quarta-feira, 09 de março, o Presidente do CLAA, Profa. Dr. Cássio Rúbio, conjuntamente com a tutora do PET de Humanidades e Letras da Unilab, Profa. Dra. Léia Menezes, mediaram o debate em torno do tema Ensino de LP nos espaços lusófonos: como ensinar numa perspectiva culturalmente orientada?
O Grupo de Debate contou com a presença de mais de 50 participantes, entre graduandos de Letras e do BHU da Unilab, graduandos de Letras do Instituto Federal de Ensino do Baturité e docentes da educação básica em exercício da atividade letiva.
Resumo do GD: Este grupo de debate é espaço para a troca de ideias quanto aos desafios do ensino da Língua Portuguesa nos países ex-colônias de Portugal, a saber: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste. Reconhecemos que há um legado que nos une – o uso do português como língua oficial –, mas cada um desses países é um microcosmo: nossas histórias, culturas, desafios socioeconômicos, estágios de desenvolvimento educacional… são peculiares, e essas diferenças impactam direta e indiretamente o que proporemos para o ensino de Língua Portuguesa. A primeira pergunta objeto de reflexão é a seguinte: quando falamos em ensino da Língua Portuguesa, pensamos na variante de qual continente? Muitos diriam “na variante europeia”, pois eis que somos ex-colônias de Portugal. Outros diriam: “na variante americana, dada a quantidade de brasileiros ser numericamente superior à quantidade de portugueses”. Ainda outros poderiam dizer: na variante africana, pois os países africanos são jovens em sua independência de Portugal e precisam, portanto, desvencilhar-se do jugo colonial”. Essas respostas são certas ou erradas? Não se trata de “certo” ou “errado”, mas do que queremos com esse ensino, da nossa perspectiva do que seja uma língua, de questões políticas e ideológicas. A partir de textos previamente selecionados pelos mediadores deste debate – docentes Cássio Rúbio e Léia Menezes – e a partir da experienciação de nossos alunos oriundos dos vários espaços lusófonos – almejamos fazer deste grupo de debate um espaço de conhecimento mútuo das várias realidades linguísticas nas quais a Língua Portuguesa se insere e de fomento ao pensar no ensino de LP culturalmente orientado.
Clique aqui para baixar os slides que nortearam o debate:
SLIDES GT – Semana de Letras – Cássio
SLIDES GT – Semana de Letras – Léia