PETIANA MARIA DA LUZ FONSECA REALIZA PESQUISA DE CAMPO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

  • -

Maria da Luz Fonseca, bolsista do PET de Humanidades e Letras da Unilab, viaja para São Tomé e Príncipe para realizar pesquisa de campo intitulada A “Fabricação” de um desenvolvimento Sustentável para a Ilha do Príncipe: O Abrigo Social e Ambiental. A pesquisa, que possui orientação da Profa. Dra. Carla Susana Abrantes, trata dos investimentos turísticos que estão sendo implementados na comunidade da “Roça” Sundy (ilha do Príncipe) pela empresa Sul Africana HBD. O objetivo é compreender o modelo de desenvolvimento a ser executado e os seus possíveis impactos sociais e ambientais.

Transcrevemos a seguir um breve relato da estudante com suas considerações sobre a pesquisa:
“O campo tem um caráter delicado e paciente, onde o pesquisador procura- de forma natural, ética e responsável- entrar em contato com a população local. É necessário haver um engajamento, uma vontade que não nos faça perder o foco do objeto estudado. Ainda que principiante, está sendo uma experiência bastante interessante e proveitosa, sendo que tento e procuro, de forma cuidadosa, colocar o que aprendi nos muros da universidade. Outro aspecto que julgo importante diz respeito a essa liberdade que nos é dada para explorarmos outros lugares além da universidade. Certamente nos ajudará a crescer enquanto pesquisadores, estudantes e, não menos importante, enquanto pessoas sensíveis, capazes de olhar o outro com respeito e com a responsabilidade de não os colocar na condição de vulnerabilidade e de julgamento.

Para finalizar, sinto uma alegria enorme em poder realizar a pesquisa e posteriormente poder defendê-la depois de todas essas jornadas. Não poderia deixar de salientar a importância de trazer este tema que é bastante pertinente para discussão, de podermos pensar juntos como o capitalismo condiciona as nossas vidas através desses modelos de desenvolvimentos avaliados para servir à elite…
Nota: nada melhor que estar em casa depois de dois anos e sete meses”. (Maria da Luz Fonseca / 02/08/17)