África na UNILAB é um projeto do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da UNILAB- PETHL, sob a tutoria da Profa. Dra. Léia Menezes. O projeto ANU consiste em oferecer, por meio da mediação dos bolsistas do PETHL, oficinas e palestras/rodas de conversas voltadas para difusão das informações verdadeiras desprovidas do senso comum, preconceito e, sobretudo, do racismo em torno do continente africano e os africanos negros. Com intuito de conscientizar as pessoas, sobretudo, a comunidade acadêmica, sendo nosso público alvo, dando portanto, a conhecer a África a partir de um pressuposto completamente diferente daquele olhar midiático distorcido e depreciativo com o qual apresentavam e apresentam até hoje o continente africano.
A elaboração de um projeto dessa natureza, responde a necessidade que constatamos a partir do contato que mantemos com os alunos das diferentes escolas de ensino fundamental e médio do maciço e também das nossas convivências enquanto estudantes africanos na UNILAB e residentes no maciço, entendemos ser importante pessoas com quem lidamos terem um conhecimento básico sobre nós, principalmente do lugar onde viemos, de modo a desconstruir aquela imagem inventada da África. Pretendemos por meio de oficinas partilhar e projetar uma nova imagem sobre a África e, sobretudo, dos africanos, através devexposições, e explanações sobre a geografia, história, cultura, língua, dança, vestuário, música e arte.
Construir uma nova visão da África, livre de preconceito, através de realizações de oficinas com base nas leituras e produções dos materiais didáticos;
Apresentar geograficamente o continente africano;
Despertar os alunos para reflexão das notícias vinculadas na mídia sobre o continente africano;
Proporcionar um contato direto entre os estudantes africanos da UNILAB com as escolas do maciço de Baturité.