REGISTRO – 4º Encontro do Nô Djunta Mon
- -
AMÍLCAR CABRAL E A INDEPENDÊNCIA DE GUINÉ BISSAU
Na terça-feira, 15 de setembro de 2015, o Grupo de Língua e de Cultura Crioula da Juventude Guineense da UNILAB preparou uma programação especial para toda a comunidade da Unilab a fim de tornar possível reflexão sobre a Independência de Guiné Bissau e o papel de Amílcar Cabral no processo que culminou na independência de Guiné Bissau.
O grupo recebeu um convidado ilustre, o Senhor Manuel do Carmo Casqueiro, natural de Guiné-Bissau, autor, entre outros, do romance Muzungu Pululu – Homem Branco Transparente. Nesta ocasião, Casqueiro, que vivenciou a guerra de independência da Guiné-Bissau, relatou o que vi, bem como instaurou reflexão sobre o momento histórico da independência.
Após a palestra, Casqueiro autografou para os alunos sua obra A lança de Nzambi. O PET de Humanidades e Letras da UNILAB agradece a gentileza do Sr. Casqueiro, que presenteou a biblioteca do PET com um exemplar da obra por ele especialmente dedicada ao nosso PET. A PETiana Anna Érika Rocha Faustino recebeu o livro em nome de todo o grupo.
Como prévia, no entanto, para a fala do Sr. Casqueiro, todos puderam acompanhar uma encenação teatral sobre a independência de Guiné-Bissau, preparada e encenada por nossos alunos guineenses.
Como já é tradição nos encontros do Nô Djunta Mon, o final de cada encontro é dedicado ao estudo da língua crioula de Guine-Bissau, momento em que deixamos de lado a timidez e enfrentamos o desafio de aprender a nos comunicar por meio de outro sistema linguístico, que não o da língua portuguesa. Só conseguimos encarar esse desafio porque temos o apoio de nossos alunos da Guiné-Bissau.
Agradecemos aos nossos competentes e compromissados alunos de Guiné-Bissau, que nos ensinam uma língua da qual antes nada sabíamos, que nos abrem as cortinas de uma rica e bela cultura, de um belo povo: Parabéns, Guiné-Bissau!
Brevemente, anunciaremos a data e a temática do 5º encontro do Nô Djunta Mon.