RODA DE CONVERSA TERMINALIDADES DO BHU – O EVENTO
- -
RODA DE CONVERSA TERMINALIDADES DO BHU
Em 21 de março de 2014.
Às 15h 20min, no Anfiteatro da Liberdade, os alunos do Curso de BHU da UNILAB se reuniram com Professores e convidados destes para uma animada tarde de conversa sobre as terminalidades do BHU – História, Antropologia, Sociologia e Pedagogia.
A primeira mesa da tarde, Apresentação e Contextualização do Evento, contou com as falas dos Professores Ramon Capelle, co-tutor do PET de Humanidades e Letras, e Américo Sousa, Coordenador de Ensino da UNILAB, e com a fala do Vice-Reitor da UNILAB, Professor Fernando Afonso. O professor Ramon iniciou o evento contextualizando o PET de Humanidades e Letras em suas bases filosóficas e retóricas, em consonância com a perspectiva ideológica da UNILAB: espaço da integração das diversidades. Na sequência, o Professor Américo explicou o diferencial da proposta do BHU, explicando aos alunos que um sólido embasamento nas diversas áreas das Humanidades nos dois primeiros anos de formação acadêmica preparam o graduando para escolher com muito mais propriedade uma área específica das Humanidades para seguir na graduação por mais dois anos. Lembrou o Professor Américo que este é o modelo tradicional de graduação nos Estados Unidos da América e na Europa; nestes países, em geral, apenas após uma formação básica é que o graduando escolhe uma área de concentração para continuar seus estudos. Encerrando a mesa e abrindo oficialmente o evento, o Vice-Reitor da UNILAB, Professor Fernando Afonso, destacou a importância que o BHU sempre teve para ele particularmente, tendo em vista sua formação de Historiador, bem como a importância deste momento, no qual as terminalidades estão tão próximas de se iniciar. O Vice-Reitor da UNILAB incentivou a todos os graduandos a buscarem a felicidade em suas vidas profissionais e pessoais, escolhendo caminhos por se sentirem a eles atraídos, com eles identificados.
A segunda mesa da tarde, Trajetória acadêmico-profissional (de um sociólogo/ historiador/ antropólogo/ pedagogo) por que / para que (Sociologia/ História/ Antropologia/ Pedagogia)?, contou com a presença do Secretário da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, o Sociólogo José Élcio Batista, convidado do Professor Sebastião André; da especialista em Antropologia rural, Professora Joceny de Deus Pinheiro, convidada da Professora Carla Susana; do Professor e Historiador Fábio Baqueiro, convidado do Professor Américo Sousa, e da Professora da Educação Infantil, a Pedagoga Larissa Saldanha, convidada da Professora Jeannette Ramos. Cada um dos participantes contou em detalhes sua trajetória acadêmico-profissional, evidenciando, em suas falas, os múltiplos espaços ocupados no mercado de trabalho por profissionais que têm sólida formação acadêmica nas áreas de Humanidades: docência, gestão escolar, gestão administrativa, coordenação de projetos nas esferas administrativas pública e privada… caiu por terra nesta conversa o mito de que não há bons espaços no mercado de trabalho para os das áreas de Humanidades!
Após a 1º parte do evento, todos, professores e alunos, se dirigiram aos espaços em que cada área agora iria conversar mais particularmente: 2º momento do evento – Bate-papo com as terminalidades do BHU.
SALA 01 – Sociologia
O Professor Sebastião André conjuntamente com o Secretário da Juventude da Prefeitura de Fortaleza, José Élcio Batista, coordenaram as atividades na sala 01, com o apoio do bolsista PET Érika Rocha. Também, nesta sala, registramos a presença do Professor Maurílio Machado, Coordenador do BHU. (Imagens das atividades da sala 01 abaixo)
SALA 03 – Pedagogia
As professoras Jeannette Ramos conjuntamente com as Professoras Rebeca, Luma e Larissa Saldanha e o Professor Carlindo Fausto coordenaram as atividades na sala 03. A sala foi toda ambientada para dar a conhecer aos graduandos as bases da Pedagogia Waldorf. Para além da conversa sobre a Pedagogia Waldorf, a professora Luma Andrade salientou a importância da formação de pedagogos para assumir a gestão escolar. Também, nesta sala, enriqueceu as discussões o Professor de Filosofia Victor Macedo. Para além do espaço da sala 03, a equipe da pedagogia também preparou uma mesa no pátio da UNILAB com livros e instrumentais pedagógicos, a mesa foi muito visitada por todos. Esta sala contou com o apoio da bolsista PET Jezabel Mitsa. (Imagens das atividades da sala 03 abaixo. Imagem da mesa de Pedagogia no pátio – última foto)
SALA 07 – Antropologia
A Professora Carla Susana conjuntamente com as professoras Violeta Holanda, Joceny Pinheiro e com o convidado da Professora Vera Rodrigues, o Antropólogo do Instituto de Colonização Regional e Reforma Agrária (INCRA), Norval Cruz, coordenaram as atividades na sala 07, com o apoio do bolsista PET Evilásio dos Santos. (Imagens das atividades da sala 07 abaixo)
Anfiteatro – História
O Professor Américo Sousa conjuntamente com o Professor Fábio Baqueiro, coordenaram as atividades no anfiteatro, com o apoio do bolsista PET Rangel dos Santos. Em uma das imagens, o Professor Américo apresenta os componentes curriculares do Curso de História aos graduandos. (Imagens das atividades do anfiteatro abaixo)
Acreditamos que a tarde de 21 de março de 2014 foi especial, viabilizadora de maior aproximação entre discentes e discentes, entre docentes e docentes, entre discentes e docentes. Esse é o objeto do PET de Humanidades e Letras, propiciar intercâmbio acadêmico de ensino-pesquisa-extensão, em um espaço em que a diversidade é o que nos uni.
Nossos especiais agradecimentos à Coordenadora do Instituto de Humanidades e Letras, Professora Monalisa Valente, que nos apoiou a cada etapa da elaboração do evento, à PROGRAD, nas pessoas da Pró-Reitora de Graduação, Andrea Linard, e do Coordenador de Ensino, Professor Américo Sousa, que viabilizarão a certificação aos alunos que deste evento participaram, às bolsistas PET Érika e Jezabel, que deram a ideia da “roda de conversa” em uma de nossas reuniões do PET; aos bolsistas Evilásio e Rangel, que apoiaram Érika e Jezabel, em espírito de equipe. Ao Érik Sousa, pelo registro artístico do evento – 157 lindas fotos! A todos(as) os(as) docentes do IHL que direta ou indiretamente apoiaram a inciativa da Roda de Conversa Terminalidades do BHU, sem esforço conjunto nada é bem-sucedido.
Registramos, por fim, nossos agradecimentos ao Sociólogo José Élcio Batista, aos Antropólogos Joceny de Deus Pinheiro e Norval Cruz, ao Historiador Fábio Baqueiro e à Pedagoga Larissa Saldanha, os quais aceitaram com entusiasmo o convite para a Roda de Conversa.
Léia Menezes
Tutora do PET de Humanidades e Letras.